Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Cargo D - Visitador Sanitário

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: D

DENOMINAÇÃO DO CARGO: VISITADOR SANITÁRIO

CÓDIGO CBO - 5151-20

REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO:
• ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico
• OUTROS:
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:
Visitam domicílios periodicamente; assistem pacientes, dispensando-lhes cuidados simples de saúde, sob orientação e supervisão de profissionais da saúde; orientam a comunidade para  promoção da saúde; rastreiam focos de doenças específicas; realizam partos; promo-vem educação sanitária e ambiental; participam de campanhas preventivas; incentivam atividades comunitárias; promovem comunicação entre unidade de saúde, autoridades e comuni-dade; participam de reuniões profissionais. Executam tarefas administrativas.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO
• Visitar domicílios
Dialogar com a população; observar o ambiente físico; avaliar as condições de higiene; verificar a existência de animais; observar o relacionamento entre os membros da família; detectar problemas (saúde e social); acompanhar doentes portadores de doenças crônico-degene-rativas; encaminhar para serviço de saúde; verificar obediência à prescrição médica; controlar as condições de armazenamento de medicamentos no domicílio; aferir pressão arterial (em alguns casos); identificar casos de violência doméstica; avaliar as condições de saúde dos animais.
• Orientar a comunidade para promoção da saúde:
Orientar o paciente sobre o tratamento médico; orientar a família sobre cuidados com pacien-tes; orientar a família sobre vacinas; orientar a família na prevenção de acidentes domésticos; orientar a família sobre alimentação; orientar sobre direitos e órgãos competentes.
• Assistir os pacientes:
Acionar os profissionais de saúde quando necessário; marcar consultas para os pacientes;
acionar os órgãos públicos em casos de negligência; acompanhar visita do médico; acompa-nhar pacientes nos deslocamentos internos e externos; encaminhar dietas para diabéticos e hipertensos; recepcionar pacientes na unidade de saúde; fazer exames de eletrocardiograma.
• Rastrear focos de doenças específicas:
Visitar o local do foco (casa, escola e bairro); verificar as condições do local; verificar fontes de risco; checar informações; informar aos órgãos competentes; informar a coordenação para acionar fiscalização sanitária; coletar material e dados in loco para análise (água); monitorar resultados de exames; convocar pacientes.
• Promover educação sanitária e ambiental:
Orientar sobre o uso da água; orientar sobre condições de higiene, conservação de alimentos, tratamento e limpeza de caixa d´água, construção de fossa; disposição do lixo e coleta seletiva de lixo; conscientizar sobre a criação de animais.
• Participar de campanhas preventivas:
Participar das campanhas de vacinação; preparar o material de apoio; distribuir material educativo, preservativos, material preventivo (cloro e escova de dente); clorar a água (preparo para colocação nos poços); convidar para participação de palestras.
• Incentivar atividades comunitárias:
Organizar grupos de apoio.
• Participar de reuniões profissionais:
Participar de reuniões com profissionais da saúde, de treinamentos específicos (coragem de água, banco de leite e outros), de grupos de estudo (projetos e ou temas específicos); assistir aos cursos de capacitação.
• Executar tarefas administrativas.
• Utilizar recursos de informática.
Cadastrar a família; planejar roteiro de visitas; realizar mapeamentos da área.
• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910