Cargo D - Técnico em Química

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM QUÍMICA

CÓDIGO CBO - 3111-05

• ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico
•HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Registro no Conselho competente – Resolução nº 262, de 28 de julho de 1979 – CONFEA.

Executar ensaios físico-químicos, participar do desenvolvimento de produtos e processos, da definição ou reestruturação das instalações industriais; supervisionar operação de processos químicos e operações unitárias de laboratório e de produção, operar máquinas e/ou equipamentos e instalações produtivas, em conformidade com normas de qualidade, de boas práticas de manufatura, de biossegurança e controle do meio-ambiente. Interpretar manuais, ela-boram documentação técnica rotineira e de registros legais. Podem ministrar programas de ações educativas e prestar assistência técnica. Todas as atividades são desenvolvidas con-forme os limites de responsabilidade técnica, previstos em lei.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Executar ensaios físico-químicos:
Coletar amostras; utilizar normas técnicas; preparar reagentes; utilizar instrumentos de medi-ção e controle; preparar amostras; registrar resultados de análises.
• Desenvolver produtos:
Pesquisar novas tecnologias; testar insumos e matérias-primas; definir matérias-primas e in-sumos; elaborar receitas para fabricação de produtos; especificar aplicações do produto; testar produto acabado. definir processo de produção; participar na definição da viabilidade de produção do produto; adaptar processo de produção ao produto; adequar produtos à necessidade do usuário; definir material para embalagem do produto.
• Supervisionar processo de produção:
Definir equipes de trabalho; coordenar equipes de trabalho; organizar fluxo de produção; elaborar cronograma de produção; emitir ordem de serviço; efetuar controles no processo produtivo; monitorar parâmetros de poluição ambiental; solicitar manutenção de máquinas e equipamentos; garantir cumprimento de normas de segurança.
• Realizar ações educativas:
Levantar necessidades de treinamento; elaborar programas de treinamento; preparar material para treinamento; ministrar treinamento; auxiliar em atividades educacionais.
• Operar máquinas e ou equipamentos:
Interpretar manuais de máquinas e equipamentos; regular máquinas e equipamentos; abas-tecer máquinas e equipamentos; monitorar funcionamento de máquinas e equipamentos;
manter máquinas e equipamentos em condições de uso.
• Participar de programas de qualidade:
Seguir procedimentos da qualidade; utilizar ferramentas da qualidade; analisar indicadores
de qualidade; implementar ações corretivas e preventivas; participar de auditorias de qualidade.
• Participar na definição ou reestruturação das instalações industriais:
Elaborar leiaute; especificar máquinas e equipamentos; definir fluxo de produção; acompanhar montagem e instalação de equipamentos; testar máquinas e equipamentos.
• Realizar atividades de legalização junto aos órgãos oficiais:
Requerer licença de funcionamento; requerer registro do produto; empregar legislação vigente; elaborar mapas de consumo de produtos controlados.
• Elaborar documentação técnica:
Redigir relatórios de análises; emitir laudos técnicos; redigir procedimentos; redigir relatório
técnico para legalização de produtos.
• Prestar assistência técnica:
Realizar visitas técnicas; identificar necessidades do cliente; identificar problemas técnicos;
propor alternativas para solução de problemas; propor melhorias no processo de fabricação e produto; resolver problemas técnicos.
• Utilizar recursos de informática.
•Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.