Cargo D - Técnico em Estradas

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM ESTRADAS

CÓDIGO CBO - 3122-05

• ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico
•HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Registro no Conselho competente – Resolução nº 262, de 28 de julho de 1979 - CONFEA.

Planejar a execução do trabalho e supervisionar equipes de trabalhadores de construção de obras   de   infraestrutura.   Auxiliar   engenheiros   no   desenvolvimento   de   projetos,   no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Planejar o trabalho:
Dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos); especificar materiais; programar a execução dos serviços; elaborar cronograma; preparar o local de trabalho; requisitar materiais.
• Supervisionar equipes:
Programar os serviços; elaborar escalas de horários de trabalho; treinar equipes; verificar a utilização de equipamentos de proteção; contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho; fiscalizar aplicação de normas e regulamentos; su-pervisionar o cumprimento de tarefas.
• Fazer levantamento e tabulação de dados:
Fazer vistoria técnica; planejar a forma de obtenção dos dados; instalar equipamentos para coleta de dados; elaborar croqui; analisar dados coletados.
• Desenvolver projetos de infra-estrutura:
Efetuar levantamento topográfico; elaborar anteprojeto; empregar normas técnicas; elaborar projetos de infra-estrutura; solicitar projetos complementares; discutir o projeto; fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados; compatibilizar possíveis interferências de projetos; revisar os projetos; detalhar o projeto; submeter o projeto à aprovação; elaborar memorial descritivo; pesquisar novas tecnologias.
• Orçar obras:
Analisar contrato de obras; levantar dados quantitativos de projetos; elaborar composições unitárias; elaborar memória de cálculo; elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;cotar insumos e serviços; elaborar cronograma físico-financeiro.
• Supervisionar obras:
Estudar projetos; verificar condições técnicas do local; verificar condições de uso dos equipamentos; registrar alterações de serviços; supervisionar a execução dos serviços de acordo com o cronograma; gerenciar logística; relatar anomalias aos superiores; acompanhar a execução e o cronograma dos serviços; verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas; registrar dados para alimentar o projeto as built´; fiscalizar obras; realizar medições; elaborar o projeto as built´; alterar projeto de acordo com imprevistos da obra.
• Realizar vistorias técnicas:
Analisar origem das solicitações; verificar tipo de vistoria; identificar possíveis causas do problema; elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições); propor soluções para resolução de problemas; emitir parecer técnico.
• Preservar o meio ambiente:
Montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas; supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas; Elaborar planta cadastral da região; participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais; estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios; propor ações preventivas; aplicar ações corretivas.
• Realizar trabalhos em laboratório:
Coletar amostras; preparar ensaios; preparar amostras de acordo com as especificações; re-alizar ensaios; calcular ensaios; elaborar planilhas dos ensaios realizados; elaborar relatórios; controlar a qualidade dos produtos e serviços.
• Realizar e compras de materiais e equipamentos:
Especificar, codificar e realizar inspeções técnicas materiais e equipamentos; contatar, avaliar perfil e cadastrar fornecedores; realizar visitas técnicas junto a fornecedores; participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos; negociar propostas; emitir ordem de compra; emitir relatório de viabilidade técnico-financeira.
• Padronizar procedimentos técnicos:
Fixar parâmetros técnicos; identificar procedimentos técnicos; participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos; participar da montagem e revisão de manuais técnicos; gerenciar arquivo técnico; participar do desenvolvimento das normas e procedimentos.
• Utilizar recursos de informática.
• Trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho.
•Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.