Cargo D - Técnico em Eletrotécnica

CÓDIGO CBO - 3131

• ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico
• OUTROS:
•HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Registro no Conselho competente – Resolução nº 262, de 28 de julho de 1979 - CONFEA.

Planejar atividades do trabalho. Elaborar estudos e projetos. Participar no desenvolvimento de processos. Realizar projetos. Operar sistemas elétricos e executar manutenção. Aplicar normas e procedimentos de segurança no trabalho.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

•Realizar estudos sobre sistemas e instalações elétricas, efetuando experiências, cálculos, medições e outras operações, colaborando em trabalhos de pesquisa e aperfeiçoa-mento relativos a instalações de produção e distribuição de energia.
•Preparar estimativas detalhadas das quantidades e custos de materiais e mão-de-obra necessários, efetuando cálculos, estimativas e projeções, determinando os meios requeri-dos para a fabricação e montagem das instalações e equipamentos elétricos.
•Orientar as atividades dos trabalhadores de sua equipe nas diferentes fases dos trabalhos, acompanhando a execução das tarefas, solucionando problemas, prestando escla-recimentos e tomando outras medidas que assegurem a observância dos padrões técnicos estabelecidos.
•Inspecionar as redes de transmissão e distribuição de energia, verificando possíveis falhas e orientando a manutenção das redes.
•Conduzir a execução técnica referente à instalação de tubulações, por onde passam os fios elétricos.
• Executar projetos de iluminação e neste sentido proceder à instalação de cabos elétri-cos, conexão e condutores e outro aparelhos de iluminação.
•Auxiliar em trabalhos de pesquisa, ensino e administração referente à área de eletricidade.
• Aperfeiçoar máquinas, ferramentas e equipamentos.
• Executar tecnicamente os projetos de equipamentos e instalações elétricas. Colaborar na assistência técnica de equipamentos elétricos.
• Registrar o desempenho, avaliar a eficiência.
• Auxiliar na elaboração de projetos e fazer manutenção dos equipamentos elétricos.
• Colaborar a elaboração de relatórios de atividades.
• Utilizar recursos de informática.
•Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.