Cargo D - Desenhista de Artes Gráficas

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: D

DENOMINAÇÃO DO CARGO: DESENHISTA DE ARTES GRÁFICAS

CÓDIGO CBO - 3184-05

• ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + conhecimento de programas de editoração eletrônico e desenho
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

Interpretar solicitações de desenhos; elaborar desenhos de produtos ou serviços; submeter desenhos à aprovação. Dar acabamento final em desenhos; indicar características de materiais e acabamentos em desenhos.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Interpretar solicitações de desenhos:
Reunir informações pertinentes ao desenho; relacionar informações obtidas; consultar revis-tas e catálogos de atualização de materiais, equipamentos e ferramentas; desenvolver esboços manuais; desenvolver esboços com recursos digitais; definir os meios de representação gráfica.
• Elaborar desenhos de produtos ou serviços:
Definir etapas de elaboração dos desenhos; definir escalas; estabelecer formato para apresentação dos desenhos; consultar as normas técnicas de desenho; especificar característi-cas do desenho; realizar, cotar e codificar desenhos; relacionar especificações técnicas dos desenhos; cumprir prazos estabelecidos.
• Submeter desenhos à aprovação:
Conferir especificações dos desenhos; atender às normas técnicas de representações gráfi-cas; imprimir desenhos; requisitar aprovação; realizar correções indicadas pelo solicitante; registrar desenhos aprovados; arquivar desenhos.
• Dar acabamento final aos desenhos:
Indicar as características de materiais e acabamento; obter aprovação final de desenhos; confeccionar matriz dos desenhos; preencher legenda do desenho; tirar cópias de segurança do desenho (backup).
• Utilizar recursos de informática.
• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.