Seleção para bolsas de estudos de idiomas no Centro de Línguas - 2013/2

EDITAL Nº 001/2013

A Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGEPAES torna público que estarão abertas as inscrições para os servidores da Universidade Federal do Espírito Santo pleitearem bolsas de estudos de idiomas no Centro de Línguas para a Comunidade – CLC para o semestre 2013/2.

1. DO OBJETO

1.1 – Constitui objeto do presente Edital a concessão de 41 (quarenta e uma) vagas para níveis iniciantes no CLC para o semestre 2013/1 e cadastro de reserva para níveis não iniciantes, sendo:

IDIOMA

Níveis iniciantes 2013/1

Não iniciantes 2013/1 (nivelamento e pagantes para bolsistas)

Inglês

16

CR[1]

Francês

10

Espanhol

7

Alemão

4

4

41

1.2- Os servidores que desejarem se candidatar à bolsa e já possuem conhecimento no idioma que queira estudar, ou que interromperam o curso no CLC por mais de dois semestres, deverão passar por teste de nivelamento antes de efetuar a matrícula. Os testes serão realizados pelo Centro de Línguas, que irá cobrada uma taxa de R$30,00 (trinta reais) para este fim. O servidor interessado deverá realizar sua inscrição no teste, bem como efetuar o pagamento no CLC, conforme calendário abaixo. O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas não se responsabiliza pelo pagamento da referida taxa.

1.3- O servidor já matriculado no CLC como pagante e que atender às condições deste regulamento, também poderá concorrer às vagas.

1.4- Os servidores selecionados serão beneficiados com uma bolsa de estudos, podendo permanecer com a mesma até a conclusão do curso, desde que atendam aos critérios de permanência definidos no presente regulamento.

2. DO PÚBLICO

2.1 – As vagas de que trata o presente edital serão destinadas aos servidores ativos docentes e técnico-administrativos em educação do quadro da Universidade Federal do Espírito Santo.

3. Calendário - Período e local de inscrição:

Para concorrer a uma vaga no Centro de Línguas para a Comunidade – CLC, o servidor deverá comparecer ao DDP munido de documento de identificação e Formulário de Cadastro (Anexo 1) devidamente preenchido, conforme cronograma:

3.1 Níveis iniciantes

11/07/2013

Distribuição de bolsas para o Nível Iniciante

11/07/2013

Matrícula dos bolsistas inscritos no Nível Iniciante

CLC

3.2 Níveis não iniciantes:

3.2.1. Mudança de pagante para bolsista:

05 a 09/07/2013

(8h às 18h)

Distribuição de bolsas para alunos pagantes que desejam se tornar bolsistas

05 a 09/07/2013

Os alunos pagantes contemplados com a bolsa devem substituir boleto de rematrícula pelo comprovante de bolsa

CLC

3.2.2. Nivelamento – para servidores que já possuem conhecimento no idioma que desejam estudar, ou que interromperam o curso no CLC por mais de dois semestres:

27 a 04/06/2013

Inscrição para a prova de nivelamento

18 e 19/06/2013

Provas de nivelamento

02/07/2013

Resultado Prova de nivelamento

15 a 16/07/2013

(8h às 18h)

Distribuição de bolsas para servidores que se inscreveram na prova de nivelamento

15 a 16/07/2013

Matrícula dos bolsistas inscritos no nivelamento

CLC

4. Critérios para seleção:

4.1- As vagas serão preenchidas por ordem de chegada nas datas de inscrição previstas no calendário acima. O servidor deverá comparecer ao DDP, munido de formulário de cadastro preenchido e documento de identificação e retirar uma senha. Os atendimentos terão início às 8 horas.

4.2 - Os servidores que retirarem autorização no DDP, mas não compareceram ao CLC para efetuarem a matrícula no prazo estipulado serão considerados desistentes, sendo os suplentes convocados seguindo a ordem de inscrição.

5.  Divulgação do resultado geral de bolsistas 2013/1

A relação dos servidores contemplados neste Edital, bem como a listagem de suplentes será divulgada na página do DDP (www.progepaes.ufes.br) no primeiro dia útil após as datas de distribuição de bolsas.

6. Encaminhamento para matrícula no CLC:

6.1- Os servidores contemplados deverão comparecer obrigatoriamente no DDP/PROGEPAES (prédio do antigo NTS) para retirarem a autorização de matrícula no CLC nos períodos previstos no calendário deste edital.

6.2- O servidor iniciante deverá escolher o horário para matrícula no Centro de Línguas dentro das vagas ofertadas, sendo que o atendimento será por ordem de chegada ao local.

6.3- Os servidores bolsistas do CLC aprovados e autorizados pelo DDP serão rematriculados automaticamente e o comprovante de rematrícula estará disponível no site www.clinguas.com.br ou no Centro de Línguas a partir de 09/01/2013.

7. Critérios de permanência e rematrícula dos alunos semestralmente no CLC

Perderá automaticamente a vaga no Centro de Línguas o servidor bolsista que apresentar as seguintes situações:

7.1 – Desistência do curso no CLC nos últimos dezoito meses, sendo passível de análise justificativas referentes a questões de saúde;

7.2 – Reprovação do curso no CLC por falta. Os casos de reprovação por nota serão avaliados pelo DDP;

7.3 – Desligamento da UFES (exoneração, vacância, aposentadoria, entre outros);

Parágrafo Único - Não será considerada a possibilidade de suspensão da bolsa por determinado período. O aluno que desejar “trancar” o curso não terá direito ao subsídio na ocasião do seu retorno.

8. Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil.

Vitória, 28 de maio de 2013.

Roberta Alvarenga de Almeida Vargas

Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas

PROGEPAES/UFES

[1] As vagas para alunos não iniciantes serão disponibilizadas pelo Centro de Línguas somente após o término do semestre letivo 2013/1. Os servidores inscritos nesta modalidade irão compor uma lista de Cadastro de Reserva - CR e serão convocados conforme a disponibilidade de vagas. A relação de vagas e dos servidores contemplados será atualizada a cada etapa no site do DDP (www.progepaes.ufes.br).