Cursos no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (Atualizado em 06/09/2013)
O DDP/PROGEPAES informa que estão abertas as inscrições para os cursos de capacitação.
As inscrições são gratuitas. Maiores instruções podem ser encontradas Aqui
Para ver a programação completa, clique no anexo desta publicação.
Ementa dos Cursos:
CURSO |
EMENTA |
Gestão Ambiental-40h |
Contexto histórico da educação ambiental. Definição e importância da educação ambiental. Formas de atuação da educação ambiental. Sustentabilidade. Princípios básicos da educação ambiental. Formas de atuação na UFES.
|
Primeiros Socorros – 20h
|
Princípios gerais de primeiros socorros. Material de primeiros socorros. Parada cardíaca. Desmaios e convulsões. Hemorragia. Fraturas e lesões das articulações. Queimaduras. Acidentes causados por eletricidade. Envenenamentos e intoxicações. Envenenamento por animais peçonhentos. Resgate e transporte de pessoas acidentadas.
|
Raciocínio Lógico - 40h
|
Lógica e raciocínio lógico. Proposições. Operações lógicas. Tabelas de verdade. Tautologias e contradições. Equivalência lógica e implicação lógica. Álgebra das proposições. Argumentos. Sentenças abertas e quantificadores.
|
Ética na Gestão Pública – 20h |
Fundamentos éticos e morais do comportamento humano; panorama das relações humanas na sociedade; função da ética; ética como prescrição de condutas; ética no serviço público; assédio moral.
|
Atendimento ao Público – 20h
|
Organização e Agenda. Apresentação Pessoal. Comportamento e Ética Profissional. Importância da comunicação. Processo de comunicação. Linguagem adequada como um diferencial no atendimento. Percepção adequada das situações. Empatia como diferencial. Trabalho em Equipe. Responsabilidades no processo de atendimento. Atendimento pessoal com eficiência.
|
Relacionamento Interpessoal – 20h
|
As relações interpessoais. Processo de comunicação e a comunicação interpessoal. As normas de funcionamento do serviço público. As duas carreiras na universidade. Liderança. Características da liderança. O papel do liderado. |
Formação de Pregoeiros – 30h
|
Conceito e legislação atual. Procedimentos para o pregão eletrônico. Fases do processo licitatório: classificação e habilitação.
|
Licitações e Contratos – 40h
|
Teoria geral das licitações. Competência. Princípios. Objetos da licitação. Sujeitos obrigados a licitar. Inexistência de licitação. Licitações na prática: Modalidades e fases da licitação. Tipos de licitação. Fases da licitação. Recursos administrativos. Licitações deserta e fracassada. Contratos administrativos. Legislação aplicável. Das fases dos contratos e cláusulas exorbitantes. Contrato de obras; Contrato de serviços; Contrato de fornecimento. Concessão ou permissão. Alienação e locações. Parcerias público-privadas. Contrato de gestão.
|
Português Instrumental – 60h
|
Condições de produção textual. Norma culta. Correção e adequação linguística. Regras de funcionamento e uso do código escrito. Prática de elaboração de resumos, esquemas e resenhas.
|
Inglês Instrumental I – 60h
|
Verb Tenses, Modal Verbs, Conditionals, Connectors, Passive Voice, Inferences, Pronouns.
|
Inglês Instrumental II – 60h
|
Verb Tenses, Modal Verbs, Conditionals, Connectors, Passive Voice, Inferences, Pronouns.
|
Redação Científica – 40h
|
Características da redação oficial. Princípios administrativos na redação oficial. Composição e padronização dos atos administrativos. Formas dos atos administrativos: ata, ofício, memorando, relatório, requerimento, ordem de serviço, edital, certidão, atestado. Comunicação eletrônica.
|
Preparação para Aposentadoria – 20h
|
Planejamento financeiro. Saúde e bem estar. Relações sociais. Uso estruturado do tempo.
|
Inclusão Digital – 40h
|
Noções de microinformática. Uso do mouse, digitação e impressão. Noções de navegação na internet.
|
Planilha Eletrônica – 20h
|
Conceito de planilha. Planilha: criação e impressão de planilha. Seleção de células. Entrada de dados, criação de fórmulas e pastas de trabalho. Formatação e personalização de gráficos.
|
Banco de Dados – 40h
|
Dado e Informação, Bancos de Dados, Sistemas de Gerência de Bancos de dados, Tipos de Bancos de Dados, Arquitetura Cliente Servidor. Modelagem conceitual de dados: Modelo Entidade-Relacionamento. Bancos de Dados Relacionais: Tabelas, Chave primária, chave estrangeira, Conceito de Normalização, Índices. Esquemas de bancos de dados. Exemplos de SGBDs: MySQL e ACCESS. SQL usando SGBD MySQL e/ou o ACCESS: Manipulação de Esquemas (criação, eliminação e atualização de tabelas). Manipulação de Dados, Select, Insert, Upade, Delete.
|
Metodologia da Pesquisa Científica – 40h
|
Conceitos e métodos. Texto monográfico. Projeto científico. Normas de citação e referência bibliográfica.
|
Negociação e Gestão de Conflitos – 30h
|
Natureza da Negociação. Condução da negociação. Alternativas em negociação. Métodos de negociação. Diferentes tipos de conflitos. Formas de gerenciar conflitos.
|
Editor de Texto – 20h
|
Microsoft Word: Introdução ao Word. Criando um Documento. Salvar/Abrir/Imprimir. Formatando o Texto. Autocorreção/Autoformatação. Criando Colunas. Trabalhando com Tabelas. Bordas e Sombreamento. Mala Direta. Mesclando Documentos. Modelos e Assistentes. Outros Recursos. Símbolos e Figuras. Assistente do Office. Criando uma Home Page no Word. Correio Eletrônico. Etiquetas. Macros. WordPerfect.
|
Recursos Multimídia – 20h
|
Gravação de Cd's. Gravação de músicas e filmes. Digitalização de imagens. Edição de Vídeo. Noções de Adobe Photoshop.
|
Atualização em Informática – 40h
|
Conceitos de Hardware e Software. Novas Tecnologias. Novos Sitemas operacionais e características. Tipos de hardware. Como o computador funciona, Configuração de computadores. Ferramentas de pesquisa e de cotação de preços de equipamentos. Internet: como funciona, tipos de acesso, tecnologias e equipamentos. Utilização da ferramenta Google Disco:documento, apresentação, planilha e formulário. Processo de criação de um blog. Utilização da ferramenta Dropbox. Tópicos em rede de computadores. Tópicos em segurança da informação. |
Elaboração de Editais, Projeto Básico e Termo de Referência – 40h
|
Definição de termo de referência e elaboração. Elaboração do Projeto Básico. Estrutura do termo de referência e do edital. Materiais e serviços e suas especificidades.
|
Artigos Científicos em Inglês-60h |
Definição de artigo científico. Estrutura de um artigo científico: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Análise crítica de um artigo científico. Normas internacionais na área da comunicação científica. Características da linguagem científica, referentes à organização textual e estruturas linguísticas (lexicais e gramaticais). Modelos e características de cada seção de um artigo científico do ponto de vista linguístico. Qualidade da construção do texto em Inglês. Importância da tradução. Falsos cognatos português-inglês. Linguagem adequada de publicações de artigos científicos em inglês.
|